quinta-feira, 9 de junho de 2011

Liderança mantida

O Londrina conseguiu uma suada vitória por 2 a 1 diante do Nacional agora a noite no Estádio do Café. Vitória que manteve o Tubarão na liderança da Divisão de Acesso com 16 pontos, ao lado do Serrano.

O LEC enfrentou um adversário de qualidade e que deu muito trabalho. O Londrina também não fez um grande jogo tecnicamente. O time esteve nervoso e ansioso, talvez pela necessidade de ganhar já que o Serrano havia vencido seu jogo a tarde.

O primeiro tempo terminou 0 a 0 apesar de o Londrina ter desperdiçado duas chances incríveis com o atacante Weverton.

O Nacional voltou melhor, mas o Londrina chegou ao gol aos 10 minutos. Lindo passe de Warley para Arthur, que tocou por cima na saída do goleiro Serginho.

O time de Rolândia sentiu o gol e o Londrina perdeu três chances incríveis, na sequência, com Silvinho, Silvio e Weverton. Serginho evitou em duas oportunidades e impediu que o Tubarão aplicasse mais uma goleada no Estádio do Café.

O Nacional chegou ao impate em um lance irregular. Pezão bateu falta da meia esquerda, o goleiro Danilo foi empurrado por dois jogadores do Nacional e o zagueiro Everton fez de cabeça.

Gol confirmado e que ratificou a péssima arbitragem de Anísio Monteschi Júnior. Mais uma arbitragem desastrosa na segunda divisão.

Quando a torcida já vaiava e o jogo caminhava para o empate, o Londrina chegou ao gol da vitória aos 44'30. Cobrança de falta frontal, mas a uns 30 metros do gol.

Ricardinho, que havia entrado no segundo tempo, acertou um belo chute de perna direita no ângulo do Serginho. Gol salvador e festa dos mais de 3600 torcedores que compareceram na noite fria e chuvosa no Café.

A briga pelo título do primeiro turno segue ponto-a-ponto entre Londrina e Serrano. O Tubarão tem vantagem no saldo de gols - 13 a 11. Faltam três rodadas.

A definição deve ficar só para a última rodada mesmo. Tomara que os gols perdidos hoje não façam faltam no final para o Londrina.

Fim da novela

Depois de tantas idas e vindas, terminou a novela do jogo contra o Cascavel. A Federação Paranaense de Futebol confirmou a partida para domingo, às 15h30, no Estádio dos Pássaros, em Arapongas.

Bom para o Cascavel que vai lucrar com a renda e ótimo para o Tubarão que vai jogar como se estivesse em casa. Se ganhar do Nacional, poderemos ter até três mil torcedores no domingo em Arapongas.

Tubarão pressionado

Como era esperado o Serrano goleou, agora a tarde, em Prudentópolis, o São José por 4 a 0. Com o resultado chegou a liderança isolada com 16 pontos.

O Londrina entra com a obrigação de vencer o Nacional à noite de qualquer forma no Estádio do Café. Perder a liderança faltando três rodadas para terminar o primeiro turno pode ser fatal.

Dirigentes do Inter no Café

O jornalista Jorge Júnior noticia no seu blog (odiario.com) que o Inter de Porto Alegre terá dois diretores hoje a noite no Estádio do Café para observar o zagueiro Rogério e o lateral-esquerdo Wendell, do Londrina.

São dois excelentes jogadores realmente. O garoto Wendell, de apenas 17 anos, é a grande surpresa do LEC nesta segunda divisão e um atleta de muito futuro.

Pena que o menino não poderá atuar hoje já que está com uma torção no tornozelo e está vetado.

Mas sem dúvida é uma notícia boa para incentivar ainda mais os jogadores alvicelestes para a partida desta noite e pode render uma boa negociação para o clube no futuro.

Sem direito de errar

O Londrina entra em campo com a obrigação de vencer o Nacional no Estádio do Café. Isto porquê o Serrano não deve ter dificuldades para passar pelo lanterna São José, em casa.

Detalhe: a partida em Prudentópolis será as 15h30. Ou seja, o Tubarão entra em campo sabendo do resultado do jogo e sabendo do que será preciso fazer no seu confronto.

É bom ressaltar que a partida contra o Nacional não será fácil. O time de Rolândia é competitivo, perdeu uma vez só no campeonato e sofreu apenas dois gols.

E ainda tem vários ex-jogadores do Lec como o goleiro Serginho, os volantes Ciro e Daniel Marques, o lateral Warley e o atacante Negreti. É sempre uma motivação especial enfrentar o ex-clube, principalmente no Estádio do Café.

Mas o Tubarão tem tudo para conquistar mais uma grande vitória. Tem um time melhor, está embalado e terá novamente o apoio maciço do torcedor. Aposto em mais três pontos.

quarta-feira, 8 de junho de 2011

Jogo na segunda

A Federação Paranaense de Futebol mudou de idéia e vai marcar o jogo do Londrina contra o Cascavel para segunda-feira, a noite, no Estádio Olímpico.

O Cascavel havia pedido para jogar domingo, no Estádio dos Pássaros, em Arapongas, já que seu estádio segue interditado. O detalhe é que o Estádio Olímpico vai receber domingo um show da Ivete Sangalo e terá um grande público.

A FPF entende que se o estádio pode receber um mega show desses tem condições de abrigar uma partida da segunda divisão.

Ruim para o Londrina que não terá o apoio do torcedor e pior ainda para o Cascavel que deixará de ganhar uma boa grana pela arrecadação de bilheteria que teria em Arapongas.

terça-feira, 7 de junho de 2011

Vitória heróica

O Colégio Londrinense conquistou uma vitória suada, difícil, mas extremamente importante diante do Cascavel por 4 a 3, nesta noite, no Moringão, pela Liga Nacional de Futsal.

Vitória que se torna ainda mais valorizada já que o time do oeste paranaense é o quinto colocado na competição e certamente estará na próxima fase.

A conquista veio, de virada, faltando menos de um minuto para terminar o jogo. O Colégio Londrinense confirma o bom momento, chega a sete partidas sem derrota e se consolida no grupo dos 16 classificados que avançam para a segunda fase.

Os gols de Londrina foram de Diego, Maicon e Leandro duas vezes. O Cascavel descontou com Wanderson, Edu e Ninho.

Com a vitória o Colégio Londrinense chega a 22 e tem tudo para avançar na Liga. O time tem ainda mais seis partidas. Dois jogos em casa e quatro fora. Pelas contas, com mais três vitórias a equipe se classifica.

Amador ou profissional?

Foi-se o tempo em que o futebol de várzea era sinônimo de amadorismo.  Os times paulistanos Ajax e  Leões da Geolândia, por exemplo, chegam a pagar até R$ 3 mil por partida para contar com alguns atletas tidos como craques. 

A prática tem sido duramente criticada por rivais, que sequer pagam a seus atletas para entrar em campo. O Ajax é do bairro de Jardim São Jorge, enquanto o Leões fica na Vila Medeiros.

Este futebol amador de São Paulo está muito mais profissional que a grande maioria dos clubes brasileiros ditos 'profissionais'. É só pegar e ver quantos jogadores ganham R$ 3 mil por um único jogo.

Fielzão vai encolher

O Fielzão terá 65 mil lugares apenas durante os dias da Copa do Mundo do Brasil, em 2014. Assim que o torneio terminar, as arquibancadas situadas atrás dos dois gols serão retiradas e a capacidade do estádio do Corinthians cairá para 47 mil espectadores.

Só não pense que a arena terá puxadinhos ou coisas improvisadas. De acordo com quem viu o projeto do arquiteto Aníbal Coutinho, tais estruturas, que comportam 18 mil pessoas, têm o aval da Fifa e são produzidas por uma empresa suíça.

A opção pelas arquibancadas provisórias foi do próprio Corinthians. O clube calcula que teria gastos muito elevados com a manutenção de um estádio para 65 mil lugares e iria enchê-lo poucas vezes no ano.

As estruturas provisórias são inspiradas no Estádio Olímpico de Londres, palco da abertura da Olimpíada de 2012.

Não entendi

A Conmebol divulgou hoje os 14 árbitros e os 12 auxiliares que vão trabalhar na Copa América, que será disputada em julho na Argentina.

Os brasileiros escolhidos pela entidade que comanda o futebol sul-americano são o árbitro Sálvio Spínola e o bandeira Marcio Santiago.

O que não deu para entender e me causou surpresa foi a não escolha do londrinense Heber Roberto Lopes. Heber é o hoje o segundo colocado no ranking da Conmebol, atrás apenas do colombiano Oscar Ruiz.

Injusta também a não escalação do paranaense Roberto Braatz, melhor auxiliar em atividade no futebol brasileiro e que esteve na última Copa do Mundo.

Será que o critério usado para escolher os árbitros da Copa América foi apenas técnico?

segunda-feira, 6 de junho de 2011

Parabéns, Ronaldo!

O atacante Ronaldo escreve amanhã o seu último capítulo como jogador de futebol. Ao se despedir com a camisa da Seleção Brasileira, no Pacaembu, deixará uma lacuna que dificilmente será preenchida em algum outro momento da história do futebol.

Fenômeno não só pelos gols, jogadas mágicas, títulos, arrancadas, mas, também pelo amor e idolatria que causou nos fãs do futebol em todas as partes do mundo. Sem falar que o marketing esportivo tem dois momentos: antes e depois de Ronaldo.

Maior artilheiro das Copas, com 15 gols, segundo maior artilheiro da Seleção Brasileira, com 67 gols. Pelé marcou 95. Foram 104 partidas com a camisa amarela. Quatro Copas do Mundo e dois títulos mundiais. Artilheiro, em 2002, na conquista do penta, com oito gols.

E mesmo se tratando de CBF temos que parabenizar a entidade por não esquecer do craque e realizar uma justa despedida e homenagem ao fenômeno. Pena que outros ídolos não tiveram o mesmo tratamento.

Ronaldo vai deixar saudades. Feliz de quem viu. Para quem não teve este privilégio os anais da história vão deixar gravados os momentos excepcionais de um dos maiores atacantes de todos os tempos.

Parabéns e obrigado, Ronaldo Luís Nazário de Lima!

Massa alviceleste

O Cascavel já solicitou à Federação Paranaense de Futebol que o jogo contra o Londrina no próximo domingo seja marcado para o Estádio dos Pássaros, em Arapongas.

Como o Estádio Olímpico segue interditado, o Cascavel precisa jogar a 100 quilômetros da sua sede. Vinha atuando em Foz do Iguaçu. Mas, é prejuízo na certa. Na última partida no Estádio ABC contra o Serrano só foram quatro pagantes.

O Cascavel sabe que jogando em Arapongas terá uma grande renda com a presença em massa do torcedor alviceleste. Mesmo gastando mais com a viagem, a partida vale a pena pela arrecadação das bilheterias.

A FPF não tem motivos para se opor e vai confirmar o confronto para a cidade dos Pássaros. Bom para o Tubarão que vai se sentir em casa, em um campo com um ótimo gramado e terá tudo para ganhar uma partida decisiva na briga pelo primeiro turno.

domingo, 5 de junho de 2011

Ponto-a-ponto

Pelo que se viu até aqui na segunda divisão, a disputa do primeiro turno vai ficar polarizada entre Londrina e Serrano.

Faltando quatro rodadas os dois times têm 13 pontos. O LEC leva vantagem no saldo de gols. Tem cinco gols a mais.

Nas rodadas finais, Londrina e Serrano jogam duas partidas em casa e dois jogos fora.

O Tubarão pega Nacional e Foz no Estádio do Café. O Londrina é favoritíssimo nos dois jogos.

Fora de casa, o LEC enfrenta Cascavel e Grêmio. Duas equipes que estão fora da briga pelo título. O Cascavel tem só um ponto e ainda não pode jogar no Estádio Olímpico.

O Grêmio jogou a toalha e vai tentar tudo no segundo turno. Está, inclusive, atrás de um treinador. Me arrisco a dizer que o Londrina tem tudo para ganhar os quatro jogos.

O time de Prudentópolis enfrenta em casa São José e Iguaçu e deve ganhar as duas partidas. Fora encara o Sport e o Toledo, na última rodada.

Tem time para ganhar em Campo Mourão, mas terá muitas dificuldades em Toledo. O time do oeste foi a melhor equipe que o Londrina enfrentou até aqui e dentro de casa é difícil de ser batido.

O Serrano deve perder pontos no estádio 14 de Dezembro e com isso o LEC fica com o título do primeiro turno.

Mas não pode relaxar e dar bobeira, pois o Serrano já mostrou que está muito vivo nesta briga.

Serrano na cola

O Serrano continua na cola do Londrina na ponta da segunda divisão. Jogando em Prudentópolis venceu o Grêmio de Maringá por 3 a 1.

A campanha do time do centro-sul até aqui na competição era inimaginável por qualquer conhecedor do futebol paranaense. Ninguém dava nada para o time que tem 4 vitórias e um empate em 5 jogos disputados.

Aliás, o único empate foi contra o Londrina, em Prudentópolis. Os dois times vão brigar até o fim pelo título do primeiro turno.

O Grêmio é a maior decepção até aqui da segunda divisão. Com um alto investimento, o time não conseguiu ganhar nenhuma partida. Mesmo com a demissão do técnico Ivair Cenci a equipe não engrenou. O problema não era treinador mesmo.

Em Rolândia, o Nacional desperdiçou dois pontos e ficou no 0 a 0 com o Toledo. Se perder, na quinta-feira, para o Londrina no Estádio do Café o NAC fica fora da briga do primeiro turno.

Em Foz do Iguaçu, o Cascavel perdeu de novo. O Iguaçu fez 2 a 0. O time do técnico Gilberto Pereira segue sem vencer com apenas 1 ponto ganho. A equipe de União da Vitória ganhou a segunda seguida e deu fôlego para o técnico Alemão.

A partida entre São José e Foz não foi marcada pois o time de São José dos Pinhais não pagou taxas de arbitragem e o Foz foi declarado vencedor por WO, que vale 3 a 0 pelo regulamento.

E o pior é que o regulamento da segunda divisão permite um WO, ou seja, o São José não sofre nenhuma punição e pode continuar disputando normalmente a competição.

A cada competição a FPF se supera em lambanças no futebol do Paraná. Regularizar um WO é como oficializar um crime e não punir o bandido. Coisas que só acontecem no nosso futebol.

Tubarão imbativel

O Londrina segue na liderança da Divisão de Acesso do Campeonato Paranaense após a quinta rodada que foi disputada neste domingo.

O Tubarão venceu sem dificuldades o Sport, de Campo Mourão, por 3 a 0, no Estádio dos Pássaros, em Arapongas. Mais de 1,5 mil londrinenses foram até Arapongas para vibrar com o time.

O Londrina marcou logo a 4 minutos com o zagueiro Élson, que fez de cabeça após cobrança de escanteio batido pelo lateral Wendell.

O segundo gol saiu aos 30 minutos com o volante Bruno, que aproveitou o rebote na área depois da jogada do meia Artur e acertou um belo chute sem chances para o goleiro Edval.

No início do segundo tempo, aos 3 minutos, saiu o terceiro gol que matou o jogo. Nova cobrança de escanteio, desta vez de Ayrton, e gol de cabeça do zagueiro Rogério.

O Londrina diminui o ritmo e perdeu a chance de aumentar o placar. O Sport não assustou em nenhum momento e ficou satisfeito com a derrota só por 3 gols de diferença.

O Tubarão chega a 13 pontos em cinco jogos e é seguido de perto pelo, cada vez mais surpreendente, Serrano com o mesmo número de pontos. O LEC tem cinco gols a mais no saldo – 12 a 7.