domingo, 10 de julho de 2011

Modificação

O técnico Mano Menezes deu a atender em sua entrevista coletiva hoje aqui em Los Cardales, na Argentina, que irá fazer pelo menos uma alteração para a partida contra o Equador, na quarta-feira.

Daniel Alves deve perder o lugar para Maicon, na lateral direita. Há muito tempo, Daniel não é nem sombra do jogador do Barcelona na seleção.

Mas, no sábado foi muito mal. O primeiro gol do Paraguai foi na suas costas e o segundo ele entregou de graça depois de ter a bola dominada dentro da área.

Eu, particularmente, sempre achei o Maicon muito mais jogador. Por outro lado, Jádson será mantido. Muito justo. O londrinense entrou e deu conta do recado. Além de ter marcado o primeiro gol.

E a outra importância fundamental da escalação de Jádson é que com ele o futebol de Ganso cresceu muito. Só esperamos que, na quarta, o Mano mantenha os dois em campo até o fim.

Grandes?

As quatro grandes seleções da América do sul, e sempre favoritas, ainda não venceram na Copa América 2011. Depois de duas rodadas, Brasil, Argentina, Uruguai e Paraguai só somam dois pontos cada.

Por outro lado, a Venezuela lidera o grupo do Brasil, Peru e Chile a chave do Uruguai e a Colômbia, a primeira seleção já classificada, garantiu a ponta no grupo da Argentina, com sete pontos.

Será que as seleções mais modestas evoluíram muito ou os grandes já não são tão grandes assim e estacionaram?

O encerramento da Copa América no dia 24 pode responder parte desta pergunta.

Verdade ou mentira?

O técnico Manos Menezes garantiu hoje aqui na Argentina que não omitiu as alterações feitas no treinamento secreto da semana passada antes do jogo contra o Paraguai.

O trabalho da terça-feira foi fechado aos jornalistas e a informação passada pelo treinador, via assessoria, é que tinha testado apenas Elano no lugar de Ramires e Lucas no de Robinho.

Na hora do jogo optou pelo londrinense Jádson. Segundo Mano, ele não gostou das modificações feitas no treino e por isso optou por pela entrada de Jádson, que já havia jogado nesta formação contra a Escócia, na vitória por 2 a 0.

Mas, o treinador da seleção se equivocou. Naquela oportunidade, Paulo Henrique Ganso não jogou e Jádson fez a função do santista e não jogou ao seu lado como no sábado.

Depois da partida contra os paraguaios, Jádson declarou que ficou sabendo momentos antes do jogo que seria titular. A escolha seria porque o Paraguai entraria com três zagueiros.

A conclusão que se chega é que ou o Mano mentiu realmente e testou o londrinense no treino de terça ou escalou os titulares do jogo contra o Paraguai sem nunca ter testado esta formação. Já que Jádson e Ganso jamais jogaram juntos na seleção.