sábado, 23 de julho de 2011

Copa decepcionante

A final neste domingo entre Uruguai e Paraguai marca o fim de uma Copa América deplorável do ponto de vista técnico. Uma das piores de todos os tempos e, com certeza, a mais fraca  que eu acompanho desde de 1989.

Com a decadência futebolística de Brasil e Argentina, vimos um Peu e uma Venezuela chegarem a semifinal. E a seleção Vinho Tinto, por incrível que pareça, ter massacrado os paraguaios na semifinal apesar de ter perdido nos pênaltis.

Para coroar a péssima competição o ideal mesmo seria o Paraguai ser campeão sem vencer um jogo sequer. E é isso que os paraguaios vão tentar. Fechadinhos lá atrás e levar a decisão para as penalidades e apostar na boa fase do goleiro Villar.

Vou torcer para o Uruguai, que é o favorito, e tem futebol mais vistoso que o adversário, apesar de também não ser brilhante. É melhor como equipe e também individualmente com jogadores que podem decidir como Lugano, Fórlan e Súarez.

Só uma vitória da Celeste vai apagar um pouco o ridículo futebol apresentado na Copa América. Ganhando os guaranis só vai ridicularizar ainda mais o nosso futebol perante o mundo.

sexta-feira, 22 de julho de 2011

Twitter

Agora estou também no Twitter. Você pode me acompanhar no @Luciobortoti. As novidades e os bastidores do esporte de Londrina e do Paraná também no Twitter.

Não sai..por enquanto

O São Paulo recebeu nas últimas semanas três propostas oficiais para vender o meia Lucas. As ofertas foram da Roma, Inter de Milão e Juventus.

A melhor delas foi do time da capital italiana que ofereceu 30 milhões de euros, cerca de R$ 67,2 milhões. O presidente Juvenal Juvêncio nem quis receber o representante do clube italiano dando uma mostra clara que não quer vender o garoto.

Lucas renovou em fevereiro seu contrato com o Tricolor até 31 de dezembro de 2015 e a multa rescisória é de R$ 180 milhões. O São Paulo quer vendê-lo por pelo menos a metade deste valor.

O estafe do jogador achou a proposta romana boa, já que Lucas receberia duas vezes mais do que no Morumbi de salários. Vamos ver até quando o garoto vai seguir no Brasil.

Final no Santa Terezinha

A final da Taça Cidade de Londrina - Copa Sercomtel será no Estádio da Vila Santa Terezinha, no domingo às 10 horas.

O Londrina até concordou em liberar o VGD sem custos para a Liga de Futebol, mas o problema é que o estádio está interditado pela Federação Paranaense e não pode receber público.

O palco então para a final entre Mister Thomas e Unidos da Zona Sul será no antigo estádio dos amadores. Pena que o palco hoje não está em boans condições para abrigar uma festa do futebol amador londrinense.

Bandeiras voltam a tremular

As bandeiras das torcidas organizadas vão voltar a tremular nos estádios de São Paulo. Representantes das principais facções do estado se reúnem hoje às 17 horas na sede do Ministério Público paulista.

Será assinado um "termo de ajustamento de conduta" que permitirá a volta das bandeiras com mastros nos estádios de futebol de São Paulo.

Proibidas há 13 anos pela Polícia Militar, as bandeiras passarão ser tremuladas com polipropileno, material que não oferece tanto risco quanto o bambu e os tubos de PVC de outros tempos.

É indescritível a beleza de se ver bandeiras agitadas em estádios de futebol. Não tem coisa mais bonita e emocionante. O que diga os clássicos do Rio de Janeiro. O futebol paulista havia perdido um pouco a graça sem elas.

quinta-feira, 21 de julho de 2011

Bom senso

A Liga de Futebol de Londrina está encontrando alguma resistência para marcar a final da Taça Cidade de Londrina - Copa Sercomtel entre Mister Thomas e Unidos da Zona Sul, no domingo, às 10 horas, no VGD.

O Londrina, que administra o estádio, quer cobrar mil reais de aluguel. Acho que é um exagero até pelas dificuldades financeiras do nosso futebol amador. Nem a Liga e nem os clubes têm condições de arcar com este custo.

Penso que por ser uma competição oficial com apoio da Fundação de Esportes e, consequentemente, da prefeitura a Liga tem direito de usar o Vitorino sem custos, até porque o estádio praticamente não recebe mais jogos há muito tempo.

Mas, tenho certeza que com o bom senso que o presidente Cláudio Canuto toma as suas decisões à frente do clube ele vai entender a importância do evento e o VGD vai ser palco desta grande festa do futebol amador de Londrina.

Rivalidade demais....desanda

Tem sentido nas declarações dos jogadores do Londrina e do prórpio técnico Cláudio Tencati uma vontade muito grande de devolver a derrota do primeiro turno ao Grêmio Metropolitano, domingo no Estádio do Café.

Pensar assim é bom, mas percebo um exagero nesta rivalidade e que está chegando ao ponto do revanchismo. Como se ganhar do Grêmio fosse questão de vida ou morte. E isso pode atrapalhar o time.

Alimentar a rivalidade é válido e motiva o torcedor, mas o Londrina tem que jogar com naturalidade, sem pressão. Porque tem um time melhor que os marigaenses, mas de qualquer forma não vai conseguir vencer.

A vitória no domingo é importante, mas se ela não vier não será o fim do mundo. Se não ganhar o segundo turno, o Tubarão continuará com ótimas chances de subir. E seguirá sendo o favorito para ser campeão.

É com este pensamento que o time tem que entra em campo. Sabendo que é mais time, joga em casa, terá o apoio da torcida e todas as chances para vencer. Mas, se isso não acontecer a vida segue e o Londrina continuará mais vivo do que nunca.