sábado, 6 de agosto de 2011

Justiça Desportiva lenta como a Comum

Todo o imbróglio envolvendo a punição do Foz do Iguaçu na Divisão de Acesso e a paralisação da competição tem como grande culpado a lentidão do Tribunal de Justiça Desportiva do Paraná.

O jogo que o lateral Alisson atuou com 3 cartões amarelos diante do Campo Mourão foi no dia 12 de julho. No dia seguinte, quando recebeu a súmula, a Federação detectou a irregularidade e enviou a denúncia para o Tribunal.

Se o TJD-PR fosse ágil poderia tratar este caso como prioridade e julgá-lo na mesma semana. Mas, não. É preciso respeitar os prazos e aquele blá blá todo que existe na justiça.

O que aconteceu, o Tribunal marcou o julgamento apenas para o dia primeiro de agosto sem se preocupar se isso prejudicaria o campeonato, se a competição já teria terminado ou não. O TJD-PR não está nem aí para os clubes.

A confirmação do julgamento do Foz para o dia primeiro foi publicada na página do Tribunal no dia 28 de julho, quinta-feira. Ou seja, quando o Foz enfrentou o Londrina no domingo já sabia que seria julgado e punido na segunda-feira.

A prova disso é que o time da fronteira já havia liberado vários jogadores na segunda-feira de manhã, antes do julgamento que aconteceria a noite.

A Jusitça Desportiva é lenta, burocrática e ineficiente como a Justiça Comum.

sexta-feira, 5 de agosto de 2011

Suspensão esperada

A suspensão dos jogos da semifinal da Divisão de Acesso era esperada e, absolutamente, normal como relatamos aqui neste espaço.

O efeito suspensivo do Foz do Iguaçu foi aceito pelo vice-presidente do Tribunal de Justiça Desportiva do Paraná, Octacílio Sacerdote Filho. O campeonato fica paralisado até o julgamento do recurso.

Esta liminar não garante o Foz nas semifinais, apenas paralisa a competição até o julgamento final pelo Pleno do TJD. Se perder nesta instância, o Foz pode ainda recorrer a última instância: o Supremo Tribunal de Justiça Desportiva da CBF.

Portanto, o campeonato pode ficar paralisado por muito tempo até uma definição final. E como ficam os clubes? Com a resposta a Federação Paranaense de Futebol. 

Árbitros para a semifinal

A Federação Paranaense de Futebol definiu agora a pouco os trios de arbitragem para a semifinal da Divisão de Acesso do Paraná no próximo domingo. As duas partidas começam as 15h30.

Nacional e Londrina, no Eric George, em Rolândia, terá arbitragem de Leandro Júnior Hermes e como auxiliares Roberto Braatz e Moisés Aparecido de Souza. Destaque para Roberto Braatz que é um dos melhores assistentes do Brasil e faz parte do quadro da Fifa.

Já Grêmio Metropolitano e Toledo, no Willie Davids, em Maringá, vai ser apitado por Adriano Milczski, que trabalhou muito bem no jogo do LEC contra o Foz, Marcos Rogério da Silva e Pedro Martinelli Christino, que é de Londrina.

quinta-feira, 4 de agosto de 2011

Foz protocola efeito suspensivo

O Foz do Iguaçu protocolou hoje a tarde no Tribunal de Justiça Desportiva do Paraná o pedido de efeito suspensivo pela perda de seis pontos ocorrida na última segunda-feira.


O advogado do Foz, André Luis Jacomin, entregou o pedido pessoalmente ao presidente do TJD-PR, Peterson Morosko, que agora vai designar um relator para analisar se concede ou não o efeito suspensivo.


A definição sai nesta sexta-feira e a tendência é que o efeito suspensivo seja concedido e com isso o campeonato fique paralisado até o julgamento final. Se não obtiver sucesso aqui no Paraná,  o Foz vai apelar ao STJD da CBF.


A tese do Foz é provar que houve WO no jogo contra o São José no dia 8 julho. E com isso, o lateral Alisson teria cumprindo a suspensão e poderia jogar normalmente diante do São José.

A Federação Paranaense considera que não houve WO porquê o São José abandonou a campetição. A entidade foi consultada pelo Foz e informou que o atleta não poderia atuar. O Foz correu o risco e se deu mal.

Quanto vale?

O narrador Téo José anunciou pelo menos três vezes a etapa da Fórmula Truck em Londrina neste fim de semana durante a transmissão, para todo o Brasil, do jogo entre Flamengo e Cruzeiro, ontem, pela TV Bandeirantes.

Quanto vale isso em termos de divulgação para a cidade? Não sei precisar o valor, mas com certeza vale muito. É um valor imensurável e de repercussão total para o município.

Não há nada que divulgue mais e de uma forma mais positiva uma cidade do que grandes eventos esportivos. Tomara que nossos dirigentes enxerguem isso e trabalhem para trazer outros espetáculos esportivos para Londrina.

Falta de hierarquia II

O empresário Sérgio Malucelli demitiu o supervisor do Londrina Francisco Alencar. A confirmação da saída aconteceu agora a pouco depois de uma reunião entre os ex-funcionário, o presidente Cláudio Canuto e o empresário.

Alencar foi demitido por ter permitido a presença da imprensa no treinamento de ontem a tarde no VGD. Malucelli não gostou da permissão e mandou embora o ex-goleiro do Londrina.

A determinação do clube é que a imprensa só teria acesso aos treinamentos nas terças e sextas. Alencar mudou de idéia, por conta própria, por entender que seria difícil fechar o treino no VGD, um estádio público.

Malucelli teria dito ao supervisor que não gostava da sua forma de trabalhar. A partir daí, a demissão foi consumada. Este é o temperamento do homem que comanda o futebol do LEC.

Demitido por quebra de hierarquia

Gilberto Papagaio foi demitido do comando técnico do Nacional na quarta-feira, às 13h30, na sala da presidência da Câmara de Vereadores de Rolândia. José Danílson é presidente do clube e também da Câmara.

O entrevero começou na rua, em frente ao prédio público, onde estavam Papagaio, o presidente e o secretário de esportes Dirceu Mattos. O ex-treinador começou a criticar um jogador júnior trazido de Rondônia pelo secretário.

José Danílson pediu calma ao treinador que a partir daí começou a discutir com o presidente. O bate-boca foi para a sala da presidência da Câmara onde Papagaio continou a agredir verbalmente Danílson.

Quando terminou de falar, Danílson disse ao treinador que era melhor cada um seguir a sua vida. Papagaio estava demitido por falta de hierarquia e desrespeito ao chefe.

Momentos depois, mais calmo, Danílson foi aconselhado por outros dirigentes a voltar atrás e manter o treinador. Uma saída naquele momento poderia atrapalhar o time em um momento decisivo.

José Danílson estava proposto a readmitir o treinador, mas quando chegou no Eric George, antes do treino, a notícia já havia se espalhado para todos no clube. O presidente percebeu que era tarde para voltar atrás.

Em uma nova reunião entre dirigente e treinador, à noite, Danílson confirmou à Papagaio a sua demissão e que a situação havia ficado insustentável para a sua permanência.

Danílson convidou Carlos Sérgio, auxiliar de Papagaio, para comandar o time no domingo. Carlos Sérgio também iria pedir demissão, mas foi aconselhado pelo ex-treinador a aceitar o convite e ajudar o clube.

Carlos Sérgio começou a trabalhar com o elenco hoje pela manhã. O clima entre os jogadores era de velório.

quarta-feira, 3 de agosto de 2011

Ronaldinho em alta

Um craque da dimensão de Ronaldinho Gaúcho realmente atrai a torcida e traz dividendos para os clubes. Depois da atuação de gala na vitória por 5 a 4 contra o Santos, o Flamengo vendeu em uma semana mais de 26 mil camisas do ídolo.

Desde a chegada de Ronaldinho em janeiro, o Mengão comercializou mais de 700 mil camisas oficiais com o número 10 do craque.

Isto mostra que vale investir em grandes jogadores e que os clubes precisam aprender a explorar a imagem destes ídolos e faturar muito.

Nacional em crise

Como pode um time que ganha de graça uma vaga na semifinal pode estar em crise? Difícil responder. Mas o Nacional, adversário de domingo do Londrina, está vivendo um turbilhão.

Da felicidade de ontem para a saída de hoje do técnico Gilberto Papagaio. O treinador não deu muitas explicações do ocorrido, mas ressaltou que a decisão é irreversível. O presidente José Danilson se esquivou e não deu entrevistas para explicar a situação.

A verdade é que treinador e dirigente discutiram feio e o clima ficou insustentável. Qual seria o motivo? Financeiro? Saída de jogadores? Jogo fora de Rolândia?

A resposta ninguém sabe ainda. Mas até domingo virá a tona. Outra pergunta. Estes problemas motivam ainda mais ou abalam o Nacional para o jogo de domingo?

terça-feira, 2 de agosto de 2011

Um jogo em Rolândia, outro no Café

O regulamento da Divisão de Acesso não exige capacidade mínima dos estádios para receber jogos da semifinal.

Por isso, o Nacional pode mandar o primeiro jogo contra o Londrina normalmente no Estádio Eric George, em Rolândia, que tem capacidade para 2,5 mil torcedores.

Sobre a possibilidade das duas partidas serem disputadas no Estádio do Café, como muitos torcedores do LEC querem, o regulamento não permite a inversão de mandos.

Então, teremos um jogo em Rolândia e, se houver, o segundo no Estádio do Café.

Foz não irá recorrer

A Federação Paranaense de Futebol recebe no final da tarde de hoje a comunicação da punição do Foz do Iguaçu por parte do Tribunal de Justiça Desportiva.

O time da fronteira perdeu seis pontos pela escalação irregular do lateral Alisson e com isso ficou de fora da semifinais da Divisão de Acesso. A FPF oficializa amanhã os confrontos entre Londrina e Nacional e Toledo e Grêmio Metropolitano.

O dirigente do Foz, Arif Osman confirmou que o erro pela contagem dos três cartões amarelos do jogador foi do prórprio clube e por isso o time da fronteira na irá decorrer da decisão do TJD.

segunda-feira, 1 de agosto de 2011

Foz fora da segundona

O Foz do Iguaçu foi punido agora a noite pelo Tribunal de Justiça Desportiva do Paraná com a perda de seis pontos e está fora da semifinal da Divisão de Acesso do Campeonato Paranaense.

O clube foi julgado no artigo 214 do Código Brasileiro de Justiça Desportiva por ter escalado o lateral Alisson, que estava com 3 cartões amarelos, no jogo contra o Sport de Campo Mourão, no dia 14 de julho, no Estádio Olímpico em Cascavel.

O Foz ganhou a partida por 1 a 0, mas com a perda de 6 pontos fica atrás do Nacional de Rolândia na classificação final. Assim as semifinais serão entre Londrina e Nacional e Toledo e Grêmio Metropolitano.

A direção do Foz promete recorrer da decisão do TJD-PR. A Federação Paranaense será comunicada da decisão do Tribunal nesta terça e vai confirmar a desclassificação do Foz.

Cabeça inchada

A decepção com o empate em 3 a 3 com Foz no minutos finais foi tão grande que até o presidente Cláudio Canuto, que voltaria a Londrina depois do jogo, resolveu passar a noite na fronteira.

O dirigente preferiu esfriar a cabeça do que pegar a estrada com o empate entalado na garganta. Canuto chegou a Londrina somente no fim da tarde desta segunda-feira.

Mas, o presidente disse que já está recuperado do golpe e que agora é animar o elenco e a torcida para a decisão de domingo. Canuto e Malucelli se reúnem amanhã cedo com os jogadores para mostrar que o time esta vivo na competição e a importância de vencer a partida no Willie Davids.

Londrina consulta Luxemburgo

O empresário Sérgio Malucelli consultou o técnico Vanderlei Luxemburgo, que é seu amigo particular. Malucelli telefonou para Luxemburgo momentos depois do empate em Foz do Iguaçu.

Malucelli sabe que é preciso motivar e reanimar o grupo depois da decepção de ontem. Luxemburgo é especialista em motivar elencos de futebol.

O treinador do Flamengo indicou um psicólogo que virá a Londrina durante a semana para conversar com os atletas e comissão técnica. A missão é animar o grupo e mostrar aos jogadores a importância do momento e que é fundamental para o clube a subir para a primeira divisão.

Neymar não precisa da Europa...pelo menos agora

O Real Madrid não vai desistir facilmente de contratar o atacante Neymar. O jovem so Santos receberia um salário de R$ 1,5 milhão, 30% a menos que Cristiano Ronaldo recebe. O português tem o maior salário do mundo: R$ 2,2 milhões.

Só que hoje Neymar recebe no Santos R$ 1 milhão por mês. E vai aumentar em breve. Este valor se deve ao plano de carreira feito pelo Santos que engloba salário e uso da sua imagem.

Neymar hoje é garoto-propaganda de cinco empresas e nos próximos dias vai anunciar mais três. Do total arrecadado com este marketing, 70% fica com o jogador e 30% vai para o Santos.

A realidade é que Neymar vai ganhar quase a mesma coisa no Brasil do que na Espanha. Então, não compensa ele mudar para a Europa. Pelo menos por enquanto.

Neymar vai se tornar um ídolo nacional se anunciar que não sai do futebol brasileiro até a Copa de 2014. E motivos para isso não faltam.

Ele vai conseguir ganhar aqui o mesmo dinheiro que ganharia em qualquer lugar do mundo, seria um ídolo de todas as torcidas, tem a chance de ser campeão do mundo jogando no Brasil e se tornar o melhor do planeta jogando pelo Santos, uma situação inédita e inimaginável até aqui.

Depois da Copa do Mundo estaria com apenas 23 anos e aí sim poderia realizar o sonho de jogar na Europa. Sairia por cima e marcaria para sempre seu nome na história do futebol.

Está nas mãos de Neymar mostrar que é diferenciado também fora de campo.

Londrina e Toledo em vantagem

A semifinal da Divisão de Acesso começa no próximo domingo e terá Grêmio e Londrina, em Maringá, Foz e Toledo, em Foz do Iguaçu.

Londrina, campeão do primeiro turno, e Toledo, campeão do segundo, entram com um ponto de bonificação. Tubarão e Porco jogam por uma vitória ou dois empates para chegarem a decisão e garantirem vaga na primeira divisão.

Se o Londrina vencer domingo no Willie Davids já encerra a disputa da semifinal e vai para a decisão. Na pior das hipóteses, se perder o primeio jogo, o LEC vai precisar de uma vitória simples no Café para conseguir o acesso.

Londrina e Toledo entram como favoritos. Fizeram 10 pontos a mais que os seus concorrentes e têm um ponto extra, mas neste momento da competição as forças se equivalem e, com certeza, os confrontos serão equilibrados.

Noite sem sono

Dá para imaginar como foi a noite no ônibus do Londrina na longa viagem de volta de Foz do Iguaçu? Nâo sei o que aconteceu, mas com certeza ninguém dormiu.

É impossível esquecer rapidamente o desastre que foi a partida de domingo. Faltou no mínimo controle emocional ao time. Ganhar de 3 a 1 até aos 44 minutos, com um jogador a mais, com o título na mão e tomar dois gols em 4 minutos mostra que o elenco não estava preparado para ser campeão.

E o que mais preocupa agora é exatamente a questão psicológica. Muito mais do que a parte tática e técnica, o emocional vai ser fundamental nesta final com Maringá.

Até porque a rivalidade que já ficou aflorada na primeira fase vai esquentar ainda mais. E o Grêmio chega muito mais motivado e confiante do que o Tubarão.

Força Londrina e cabeça no lugar.

domingo, 31 de julho de 2011

Título longe de casa

O Londrina pode conquistar hoje mais um título na sua história. E novamente fora de casa. A festa tem tudo para começar no estádio ABC em Foz do Iguaçu e terminar nas ruas de Londrina. Com certeza a festa será grande.

Das grandes conquistas da história alviceleste, dois títulos foram longe da torcida. O Estadual de 1962 quando ganhou do Coritiba, na capital, por 4 a 2.

E o último título também foi fora de casa. A Copa Paraná de 2008 foi conquistada em Cianorte. Depois de um jogo dramático a conquista veio nos pênaltis.

Os títulos estaduais de 81 e 92 e a Taça de Prata de 1980 foram vencidos em pleno Estádio do Café com o apoio do torcedor.

E o título da segundona paranaense de 99 também foi no Café. As duas partidas contra a rival Portuguesa Londrinense teve uma vitória do LEC e um empate que garantiram o retorno do Tubarão a elite paranaense.

A história mostra que o Londrina também é forte e se impõem fora de casa. É hora de comprovar a sua grandeza e voltar ao lugar de onde nunca o Tubarão deveria ter saído. A primeira divisão do Paraná.